Como funcionam as taxas de juros?

Uma das coisas mais confusas sobre o empréstimo de dinheiro é calcular as taxas de juros. As taxas de juros variam e quando você vai para tomar um empréstimo ou uma hipoteca, pode parecer intimidante quando o oficial de empréstimo começa a falar sobre as taxas de juros por ano, taxas nominais e taxas de juros de mercado.

Existem diferentes tipos de taxas de juros, dependendo se você está pedindo dinheiro emprestado ou investindo dinheiro.

Quando você está pedindo dinheiro você tem que pagar juros de volta a uma taxa fixa. Essas taxas são determinadas por vários fatores. Um desses fatores é o risco. Se você tem uma classificação de crédito ruim, as taxas pelas quais você paga juros sobre empréstimos podem ser significativamente mais altas do que alguém que tenha uma classificação de crédito impecável.

Entenda mais sobre as taxas de juros do país

A razão para isso é que o credor vê você como um risco. Quando você é um risco, as taxas aplicadas ao seu empréstimo aumentam. Isso pode tornar especialmente difícil para alguém com uma classificação de crédito ruim comprar algo importante, incluindo uma casa ou um veículo. Eles podem ser capazes de pagar os pagamentos iniciais, mas uma vez que as taxas de juros são adicionadas, o montante excede o seu orçamento.

Outro fator que determina as taxas de juros é a duração do empréstimo. Taxas de juros mais baixas são frequentemente oferecidas se o consumidor estender o período do empréstimo. Para o consumidor, isso pode parecer um golpe inesperado saldo do pis 2019.

Eles vêem as taxas de juros menores como uma economia para eles. Curto prazo é, mas desde que o empréstimo está sendo estendido para aproveitar as taxas de juros mais baixas, eles estão realmente pagando mais dinheiro em juros durante a duração do empréstimo.

As taxas de juros não afetam apenas o consumidor, mas também afetam a economia como um todo. Quando as taxas de juros sobem, as pessoas têm menos probabilidade de comprar bens que não são essenciais para suas vidas.

As vendas de carros caem e as vendas de casas também despencam. O consumidor médio não quer gastar o dinheiro extra com o aumento do interesse porque o aumento da taxa significa apenas menos dinheiro no bolso. O custo dos bens que eles estão comprando não mudou, é o custo de comprar os bens que possui.

Veja mais como ter o controle sobre o seu dinheiro

Do outro lado do espectro de taxas de juros está investindo. As pessoas querem investir quando as taxas de juros são altas, de modo a gerar o maior lucro. Anos atrás, a conta tradicional de poupança era muitas vezes vista como a ferramenta tradicional de investimento. O banco divulgaria suas taxas de juros e as pessoas poupariam seu dinheiro na esperança de que ele crescesse substancialmente ao longo de vários anos.

Hoje você está mais apto a encontrar pessoas que investem em muitas coisas diversificadas; fundos do mercado monetário, o mercado de ações e títulos. Se você decidir investir em títulos, eles terão uma taxa de juros postada. As taxas sobre os títulos podem ser um pouco mais altas do que outros investimentos, porque com muitos títulos você tem que prender seu dinheiro no investimento por um determinado período de tempo. O período pode variar de vários meses a vários anos.

As taxas de juros afetam nossas vidas todos os dias, quer estejamos conscientes delas ou não. Para acompanhar as suas necessidades de financiamento e investimento, é uma boa ideia seguir as taxas de juros.


Comments are closed